sexta-feira, 2 de abril de 2010

Vencendo a Ansiedade

Em nossos dias, bem cedo, nos preocupamos com o futuro. Quando crianças somos colocadas em escola e lá nos cobram a serem: os melhores alunos, os mais participativos, os mais criativos, os mais competitivos, os mais dinâmicos, etc. Características necessárias em nossa sociedade.
Antes de terminar o ensino médio, adolescentes e jovens, se preocupam em: passar de ano na escola, estudar (nem todos), namorar, a fazer um curso de inglês, a fazer um curso de informática, a escolher uma profissão, escolher um cursinho pré-vestibular, ter um trabalho bem remunerado, plano de saúde, família, carro do ano, dentre tantas outras. São tantas coisas a se pensar sobre o nosso futuro, que nos tornamos pessoas Ansiosas.
Antigamente, as pessoas se preocupavam com alimentação e vestuário. Hoje, nos preocupamos também com emprego, relacionamento, violência, dívida do cartão de credito, empréstimo bancário, moda, educação, informação e atualização. São tantas coisas pra se preocupar que certas vezes ficamos doentes, angustiados e depressivos.
A Ansiedade é o medo das coisas que ainda vão acontecer (ou talvez, nem aconteçam). Já criaram remédios, terapias e escrevem livros e mais livros sobre a Ansiedade, uns dizem que é bom outros dizem que não. Ninguém encontra solução para a Ansiedade.
Mais, 2010 anos atrás, um homem disse: “Não andeis Ansiosos pela vossa vida, quando o que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais que o alimento, e o corpo mais do que a vestes”, (Mateus 6:25) – Jesus Cristo.
Temos nos preocupados tanto em estudar, trabalhar e nos preparar para o futuro e nos esquecemos de viver. Temos nos preocupados em TER alguma coisa e esquecidos de SER uma pessoa melhor.
Não quero que me entendam que estudar, trabalhar, se preparar é errado. Porém, priorizar essas coisas sim. Penso que, quando valorizamos os bens materiais nos tornamos ainda mais ansiosos.
Então, o que devo fazer se estiver precisando de algo? O Apostolo Paulo responde: “não andeis Ansiosos de coisa alguma; em tudo porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6). Devo continuar estudando, trabalhando e me preparando mais as preocupações, projetos, sonhos, desejos devo contar a Deus, através da oração.
A ansiedade pode dar a sensação de um grande peso, a sensação de cansaço, de fadiga de uma carga muito grande pra se carregar. Mas Jesus nos diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).
Por ultimo, Jesus, fala a todos os ansiosos: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mateus 6: 34).
Se você é uma pessoa ansiosa, você não precisa de remédio, terapia e psicólogo. Você precisa de Jesus. Entrega o teu caminho (vida) ao Senhor Jesus, confia nele e ele te ajudará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário