sexta-feira, 2 de abril de 2010

Você esperaria quarenta e cinco anos?

Esperar é uma atitude comum, e às vezes, um pouco cansativo. O que você faria se alguém lhe prometesse um presente e se passasse um dia, uma semana, um mês? Vamos ver o que um herói da fé, chamado Calebe, fez em relação a uma promessa de Deus.

Vamos ler Josué 14:10, 11. “Fiz, agora, o Senhor me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. Estou forte ainda hoje como no dia que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar”.


Um resumo da história de Calebe: Ele era príncipe da tribo de Judá, porém, escravo no Egito. Ele testemunhou o que Deus fez pra retirar o seu povo do Egito. Ele viu as dez pragas, atravessou o mar vermelho, viu Deus transformar águas amargas e doces, comeu maná do céu, comeu carne no deserto, tomou água da rocha. Quando o povo de Israel estava para entrar em Canaã, Moisés mandou doze espias para avaliarem a terra que tomaria posse, Calebe estava entre eles.
Depois, quando os espias voltaram e começaram a relatar, que aquela terra realmente manava leite e mel. Mostraram os frutos da terra e falaram o que tinham visto. Porém, a maioria dos espias começaram a falar dos problemas da terra: era habitada por povos numerosos, alguns até “gigantes”, e acostumados à guerra, moravam em cidades fortificadas e cercadas por enormes muralhas. Mas Calebe, ao contrário, dizia ao povo a confiarem em Deus. O povo deu ouvidos aos problemas relatados e começou a blasfemar contra Deus. Como conseqüência, Deus amaldiçoou aquela geração, eles peregrinaram quarenta anos pelo deserto até que toda aquela geração morresse. Apenas Calebe (que perseverou, foi fiel, depositou sua confiança em Deus) entraria na terra prometida.
Ali na entrada de Canaã Deus promete a Calebe que ele e sua descendência possuiriam aquela terra. Nos dois versículos acima Calebe conversando com Josué (substituto de Moisés) pedia à terra que Deus lhe prometeu. Nessa passagem observo pelo menos três atitudes positivas de Calebe que servem para todos nós.

1ª Atitude: Confiança na Promessa de Deus

No versículo 10 do texto ele diz: que tinham se passado quarenta e cinco anos e ele ainda esperava na confirmação da promessa.
Não foram 45 segundos, 45 dias ou 45 semanas. Na Bíblia encontramos muitas promessas para nós e a maioria das vezes não sabemos esperar em Deus, queremos passar a frente dele, queremos ajudar a Deus. Não devemos fazer isso, devemos esperar em Deus.
Quando Calebe esteve naqueles anos no deserto esperando, e viu seus amigos morrendo, viu uma nova geração surgindo, viu revoltas no meio do povo, viu pestes, doenças, murmurações. Quantas vezes ele ouviu palavras que o levavam a desanimar? Quantas pessoas colocaram dúvidas em sua promessa?
Muitas vezes, em nossa caminhada, o Senhor Jesus nos faz promessas. Quantas vezes pensamos: será que ele me esqueceu? Será que ele vai cumprir a promessa? Será que aquela mensagem era pra mim? Será que era de Deus?O nosso Deus é fiel e justo e zela pela sua palavra. O que posso dizer é se Deus prometeu ele vai cumprir.
Deus prometeu que ia mandar seu filho para nos salvar. E Jesus veio, morreu por nós, ressuscitou e voltou para o céu. Mais prometeu que voltaria para nos levar com ele. Eu acredito na promessa de meu Jesus. Ele esta voltando.

2ª Atitude: Ele não Parou

O versículo 11 diz: que ele andava com o povo, entrava e saia ao combate.
Calebe não ficou parado esperando, mas, passou quarenta e cinco anos caminhando pelo deserto, passando pelas dificuldades, passando pelas batalhas, mais continuava caminhando com o povo. Ele não parava.
Quem sabe se ele fosse outra pessoa, ele ficasse ali na entrada de Canaã esperando o povo regressar e depois de quando o povo voltasse tomaria a posse da terra. Mais ele preferiu caminhar, ajudar, lutar, aprender e ensinar junto com seus irmãos.
O Senhor Jesus não nos chamou para ficarmos parados ele nos disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, porém quem não crer será condenado” marcos 16:15,16
É urgente descruzarmos os braços e fale-mos que Jesus veio salvar a humanidade. E não somente falar, mais testemunhar que Jesus é o nosso salvador.
Mais Calebe não parava, ele caminhava e lutava junto com o povo. Aqui ele colocava sua fé em pratica. Ele tinha aprendido com Moisés, quando o povo estava cercado, de um lado o exercito do Egito e do outro o mar vermelho, clamou a Deus e ele disse: Porque clamas a mim Moisés dize ao povo que marche. Devemos fazer o mesmo em meio às lutas e dificuldades devemos continuar marchando.


3ª Atitude: Renovava suas forças


No versículo 11 ele diz: estou forte ainda hoje como no dia que Moisés me enviou.
Um senhor de oitenta e cinco anos com um vigor físico de um homem jovem. Ele encontrou a fonte da juventude. Porque, constantemente renovava suas forças em Deus.
As pessoas ainda hoje gastam seus recursos, seu tempo em estudos para encontrar a fonte da juventude. Mais Calebe tinha tudo isso, apenas esperando no Senhor.
No livro de Isaias 40: 29-31, nos diz, assim: “faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fadigam, e os moços exaustos caem. Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas de águias, correm e não se cansam, caminham e não se fadigam”. Renovar as suas esperanças em Deus deixava Calebe com muito vigor.


Penso que essas três atitudes: confiar em Deus, não parar de caminhar e renovar suas forças em Deus. Foram determinantes para ele alcançar a promessa de Deus. Se você quiser alcançar as promessas de Deus tenha atitudes semelhantes de Calebe, e você será um vencedor.


Gleidson Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário